segunda-feira, 31 de maio de 2010



Conceito & Finalidade
O Prêmio Camélia da Liberdade acontece desde 2005. É promovido pelo CEAP - Centro de Articulação de Populações Marginalizadas - com patrocínio da Petrobras. O objetivo é reconhecer iniciativas baseadas nas Ações Afirmativas*, destinadas a inclusão social de negros e afrodescendentes. Selecionamos universidades, empresas, personalidades e veículos de comunicação que promovam as Ações Afirmativas como contribuição para a superação das desigualdades raciais, étnicas e sociais nos campos do trabalho, da educação, do desenvolvimento econômico e geração de renda, do desenvolvimento cultural, dentre outros. Desta forma, buscamos fortalecer também os princípios democráticos que regem a nação brasileira.

No primeiro momento, o Prêmio Camélia da Liberdade nasceu com a expectativa de reconhecer instituições de ensino que aumentam o acesso de negros e negras à Educação, através do sistema de cotas, e que valorizam o ensino da Cultura Afrobrasileira. O crescimento do Prêmio, com a inserção de novas categorias, como as de Imprensa e Empresas, é fruto da necessidade de garantir visibilidade a outros setores da sociedade que investem ou se percebem como promotores das Ações Afirmativas.

*Ações Afirmativas – Nascem na década de 1960, nos Estados Unidos da América, como forma de promoção da igualdade entre negros e brancos. São medidas especiais e temporárias, tomadas ou determinadas pelo Estado e/ou instituições públicas e privadas, espontânea ou compulsoriamente, com objetivo de eliminar desigualdades historicamente acumuladas. As ações visam garantir a igualdade de oportunidades e tratamento, bem como de compensar perdas provocadas pela discriminação e marginalização, decorrentes de motivos raciais, étnicos, religiosos, de gênero e outros.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Sara Kali






(A cigana escrava que venceu os mares com sua fé e virou santa)

Conta a lenda que Maria Madalena, Maria Jacobé, Maria Salomé, José de Arimatéia e Trofino, junto com Sara, uma cigana escrava, foram atirados ao mar, numa barca sem remos e sem provisões.

Desesperadas, as três Marias puseram-se a orar e a chorar. Aí então Sara retira o diklô (lenço) da cabeça, chama por Kristesko (Jesus Cristo) e promete que se todos se salvassem ela seria escrava de Jesus, e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito. Milagrosamente, a barca sem rumo e à mercê de todas as intempéries, atravessou o oceano e aportou com todos salvos em Petit-Rhône, hoje a tão querida Saintes-Maries-de-La-Mer. Sara cumpriu a promessa até o final dos seus dias.

Sua história e milagres a fez Padroeira Universal do Povo Cigano, sendo festejada todos os anos nos dias 24 e 25 de maio. Segundo Míriam Stanescon - Rorarni (princesa do clã Kalderash), deve ter nascido deste gesto de Sara Kali a tradição de toda mulher cigana casada usar um lenço que é a peça mais importante do seu vestuário: a prova disto é que quando se quer oferecer o mais belo presente a uma cigana se diz: Dalto chucar diklô (Te darei um bonito lenço).

Além de trazer saúde e prosperidade, Sara Kali é cultuada também pelas ciganas por ajudá-las diante da dificuldade de engravidar. Muitas que não conseguiam ter filhos faziam promessas a ela, no sentido de que, se concebessem, iriam à cripta da Santa, em Saintes-Maries-de-La-Mer no sul da França, fariam uma noite de vigília e depositariam em seus pés como oferenda um diklô, o mais bonito que encontrassem. E lá existem centenas de lenços, como prova que muitas ciganas receberam esta graça.

Para as mulheres ciganas, o milagre mais importante da vida é o da fertilidade porque não concebem suas vidas sem filhos. Quanto mais filhos a mulher cigana tiver, mais dotada de sorte ela é considerada pelo seu povo. A pior praga para uma cigana é desejar que ela não tenha filhos e a maior ofensa é chamá-la de DY CHUCÔ (ventre seco). Talvez seja este o motivo das mulheres ciganas terem desenvolvido a arte de simpatias e garrafadas milagrosas para fertilidade.

Vida Cigana




A vida Cigana é Mágica

A integração dos ciganos com a natureza é permanente, obrigatória sob um ponto de vista imprescindível sob outro. Dizemos que é obrigatória, pois com sua vida andarilha, suas caravanas muitas vezes viajando sem rumo absolutamente determinado, sua ânsia constante de viver de modo livre e aventureiro, onde mais montar suas barracas, arranjar seus acampamentos, arrumar suas bagagns pelo menos durante um certo período detempo, senão a céu aberto, " dentro " da natureza, tudo muito a rios, cachoeiras ou outros remansos de água doce, de que eles necessitam para cozinhar, lavar as roupas, se banharem? Por esses fatos e pelos consequentes de uma maneira de viver nômade, é bastante fácil compreender a obrigatoriedade do convívio entre os ciganos e a natureza.
A natureza é generosa doadora da prória sobrevivência cigana. Nela o povo cigano busca os mais variados tipos de alimentos e água, liquído precioso de sustentação da vida.
É verdade, que quando passam pelas cidades, compram gêneros alimentícios, tecidos, ferramentas e outros bens necessários, mas a natureza que referenciam o principal apoio de vida. Todavia, o povo cigano não entende a natureza somente como doadora dos elementos fundamentais como alimentos e água, mas como fonte inesgotável de energia.Aí começa o lado mágico da natureza cigana por assim dizer, o fundamento etéreo da vida, o lado abstrato muitas vezes não compreendidos racionalmente pelos próprios ciganos.
Eles entendem em vários aspectos, que a natureza é que fornece a vitalidade, o frescor da vida renovada a cada dia do ponto de vista da troca energética do céu, dos astros do firmamento, do Sol, da Lua em suas diferentes fases, desce a energia positiva de Deus, a força divina mantém o homem em pé, apto ao trabalho, às caminhandas, a geração de filhos e a todos os tipos de alegrias, sensações, emoções e sentimentos.
A terra, o solo onde pisam propositalmente sem sapatos é a Mãe Terra, que recebe sem recusas e sempre aberta a todas as energias negativas, os temores, as angústias de um povo tantas vezes perseguido, as tristezas e os desconsolos que maltratam a alma e o coração.
A terra abençoada, que recebe sem reclamos os despojos daqueles que dormem nos braços da morte, transformando-os em formas de vida.
Os ciganos não são politeístas. Adoram e veneram um só Deus, mas tal como vários povos que viveram e vivem em estreito contato com a natruza, vêem as naturais manifestações desta como divindades.
Assimilam dos astros do céu, abençoam e pedem bênçãos à chuva, as águas dos rios, das cascatas, riachos, cachoeiras, às árvores das matas, respeitando os trovões, a força devastadora dos raios e o fogo, que aquece, protege e purifica.
O ciganos admiram os pássaros, as flores, os aninais, todaa forma de vida que brota da natureza, pois entendem que a todos são maneiras de Deus se revelar aos homens, sendo tratados portanto com carinho e respeito. Eles compreendem que o ar é energia vital, o elemento vivificante da vida e oram para que as ventanias, tufões e vendavais não destruam seus acampamentos e seus lares tendas.
Existe idéia enganosa de que os ciganos temem as águas do mar, o que é uma perfeita bobagem, eles singraram os mares nos tempos das colonizações, inclusive a brasileira, em caravelas e muitos deles viviam nestas embarcações como prisioneiros condenados colocando a força de seus braços nos remos, que moviam estes barcos , para um cigano a prisão é a pior coisa em sua vida que possa existir, preferem morrer do que ficar sem liberdade que é o que mais prezam.
A verdade é que as águas salgadas não tinham serventia para beber, cozinhar, lavar as roupas etc., então eles procuravam ficar sempre próximos a locis de água doce. Segundo seu conceito mágico da natureza os ciganos reverenciam as águas do mar e das deidades que nelas habitam, pois muitos trabalhos de magia são feito nas areias do mar, para os ciganos a ságuas salgadas tem a função de fazer limpeza energética de todos os seres do planeta que nele habitam.
Os ciganos respeitam e reverenciam os quatros elementos, terra, água, ar e fogo, cultuando os elementais ligados a estes elementos. Eles podem não chamar os elementais pelos nomes tão em voga atualmente (gnomos, duendes, fadas, sílfides, salamandras, ondinas, nereidas, sereias), mas admitem sua existência e importância. Sendo místicos do jeito que são, não deixariam de reconhecer nos elementos e nos elementais, uma força extraordinária, real e auxilidora, tanto que nos seus trabalhos mágicos não deixam de pedir permissão a eles, para a manipulação das energias da natureza.
O povo cigano também acredita em presságios e avisos provenientsda natureza e de seus elementos. Na verdade, eles são muito inteligentes a ponto de identificarem as mensagens oriunds das forças naturais e tomarem seus cuidados e prevenções, eles são meteorologistas natos não necessitando de instrumentos ou outras sofisticações para saber quando vai chegar uma tempestade, uma nevasca, ou um sol de rachar. Sabem reconhecer quando há água por perto, ou a viagem prosseguirá em terreno árido e seco. Pressentem os perigos das selvas, das matas pelos movimentos dos animais, pela revoada dos pássaros e outros sons peculires da natureza.
É sábio o povo que sabe ouvir a natruza, convivendo com ela pacífica e rspeitosamente, e nisto o povo cigano é mestre. O convívio harmonioso, que de certa forma podemos dizer que um cigno é mais uma das manifestações da Mãe Natureza ou Natureza travestida na forma humana, sinônimos, mãe e filho, ou ainda, um expressão mais abrangente, uma autêntica família.
Por isso a Vida Cigana é mágica

Oração Santa Sara




Mãe de todoas as tribos ciganas dessa Terra ou do além túmulo.
Mãe de todos os ciganos e protetora das carruagens ciganas.

Rezo invocando teu poder, minha poderosa Santa Sara Kali, para que abrande meu coração e tire as angústias que depositaram aos meus pés.

Santa Sara me ajude.

Abra meus caminhos para a fé no teu poder milagrosos.
Venceste o mal, todas as tempestades e caminhou nas estradas que Jesus Cristo andou.

Mãe dos mistérios ciganos que dá força a todos os ciganos no dom da magia, me fortaleça agora, sendo eu cigano ou não cigano,bondosa.

Santa Sara, abrande os leões que rugem para me devorar.
Santa Sara, afungente as almas perversas para que não possam me enchergar.

Ilumine minha tristeza para a feliciade chegar, Rainha.
Atravesaste as águas dos rios e do mar por cima dela e não afundaste, eu invoco teu poder para eu não afundar no oceano da vida.

Santa Sara, sou pecador, triste, sofrido e amargurado.
Me traga força e coragem, como dás ao Povo Cigano teus protegidos.

Mãe, Senhora e Rainha da Festa Ciganas.
Nada se pode fazer numa Tenda Cigana sem primeiro invocar teu nome, e eu invoco pelo meu pedido Santa Sara Kali.

Tocam os violinos, caem as moedas, dançam as ciganas de pés descalços em vota da fogueira, vem o cheiro dos perfumes ciganos, as palmas batendo, louvando o Povo de Santa Sara Kali.

Que o Povo Cigano me traga riquezas, paz, amor e vitórias.
Agora e Sempre louvarei teu nome Santa Sara Kali e todo Povo Cigano.

Opcha, Santa Sara Kali

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Mensagem enviada pela irmã Marcia Gloria Alves

RETIDÃO de FÉ

Agradeço a Ti, Pai Oxalá
por Seres em mim a muralha que fortifica,
Agradeço a Ordenança De Pai Ogum
Pela trave de Ferro contra Todos os Destruidores
dos Meus Caminhos.
Pai Colocaste Meus Pés sobre as Rochas de Pai Xangô
para que eu Ande Pelos Caminhos da Justiça e Eternidade,
Pelas Veredas Escolhidas Por Ti Pai
Andarei em Busca do Conhecimento De Pai Oxossi,
Como Marujo da Fé Navegarei nas Ondas da Mãe Iemanjá,
Entregando-Lhe Todos os Vagalhões que Rugem Contra Mim,
Seguindo nas Ondas Sob Vibrações da Mãe Nanã
não Escutarei As Gargantas Abertas Que Chamam ao Reino da Morte,
Como Não Haverá Calmaria nos Ventos
E Furacões de Mãe Iansã Que Minha Alma não Poderá Descansar e Se Reanimar,
Seguindo Pelos Campos Sagrados de Pai Abaluae
Envolver-me-ei Em Palha da Costa Para Curar Meu Corpo Terreno E Espiritual,
Renascerei Para o Amor nas Cachoeiras De Mamãe Oxum,
Seguindo Pela Vida na Alegria e Inocência de Cosme e Damião,
Sempre Em Busca de Ti Meu Pai,
Guiado Pelos Orixás
nos Caminhos da Mais Bela e Perfeita Luz.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Louvação..dia 13/05/2010

Hoje faremos nossa louvação a esses queridos amigos que nos representam a humildade, força de vontade, a resignação, a sabedoria, o amor e a caridade.
Adorei as Almas

Nossa oaração....Fatima Britto


Meu pensamento eleva-se ao teu espírito e peço Agô.

Que tuas guias sejam o farol que norteie minha vida.

Que vossa pemba trace o caminho certo para todos os meus actos.

Que vossas palavras, tão cheias de compreensão e bondade, iluminem minha mente e meu coração.


Que teu cajado me ampare em meus tropeços.

Ontem te curvastes aos senhores...

Hoje, ajoelho-me aos teus pés pedindo que intercedas junto a Oxalá por mim e por todos que neste momento clamam por vós.

Maleme e paz sobre meu lar e que a luz divina de Obatalá se estenda pelo mundo.

E que o grito de todos os orixás sejam o sinal de vitória sobre todas as demandas de minha vida.

Maleme as almas.

Maleme para todos os meus inimigos, para que saiam do negrume da vingança.

E encontrem fonte fecunda e clara do amor e caridade

Preto Velho, Saravá, Enviado pela irmã Fatima Britto!




Existe na Umbanda uma linda falange denomiada de "Falange dos Pretos Velhos " ou " linha das Almas ".

Originários dos escravos no cativeiro, são espíritos de velhos africanos que viveram nas senzalas e como escravos morreram no tronco ou de velhice, adoram contar histórias do tempo do cativeiro. Os pretos velhos tem como característica principal a prática de caridade, são nossos Guias ou Protetor.
Como disse, os pretos velhos viviam no cativeiro amontoados em senzalas, alimentavam-se de mingau de farinha, inhame, toucinho, banana, enfim comiam tudo que tivesse calorias baratas. Eram submetidos às condições desumanas e implacáveis de trabalho. So os mais fortes sobreviviam.
São entidades desencarnadas que tiveram pela sua idade avançada, o poder e o segredo de viver longamente, apesar da rudeza do cativeiro demonstrando qualidades insuperáveis para suportar as agruras da vida, consequentemente são espíritos guias de elevada sabedoria, trazendo esperança e quietude aos anseios dos consulentes que os procuram para amenizar suas dores.
A linha de pretos velhos é uma linha como qualquer outra dentro da Umbanda. Mas um grande equívoco é pensar que todo preto velho foi negro, ou morreu velho em sua última encarnação. Não é bem verdade. Não se pode dizer que em sua totalidade esses espíritos são diretamente os mesmos pretos velhos da escravidão. Pois, no processo cíclio da reencarnação passaram por muitas vidas anteriores foram: negros escravos, filósofos, médicos, ricos, pobres, iluminados e outros. Mas, para ajudar aqueles que necessitam escolheram ou foram escolhidos para voltar a terra em forma incorporada de Preto Velho, outros nem negros foram, mas escolheram como missão voltar nessa pseudo-forma, outros foram até mesmo Exus, que evoluiram e tomaram as formas de um Preto Velho. Este comentário pode deixar algumas pessoas, do culto e fora dele, meio confusa: " então o Preto Velho não é um Preto Velho, ou é , ou o que acontece???
Esses espíritos assumem esta forma com o objetivo de manter uma perfeita comunicação com aqueles que os vão procurar em busca de ajuda. O espírito que evoluiu tem a capacidade de assumir qualquer forma, pois é energia viva e conduzente de luz, a forma é apenas uma consequência do que eles tenham que fazer na terra. Esses espíritos podem de apresentar, por exemplo., em lugares como um médico e em outro como um Preto Velho ou até mesmo um caboclo ou exu, tudo isso vai de acordo com o seu trabalho, sua missão, não é uma forma de enganar ou má fé com relação àqueles que acreditam, muito pelo contrário, quando se conversa sinceramente, eles mesmos nos dizem quem são, caso tenham autorização.
Por isso, se você for falar com um Preto Velho, tenha humildade e saiba escutar, não queira milagres ou que ele resolva seus problemas, como em um passe de mágica, entenda que qualquer solução tem o principio dentro de você mesmo, tenha fé, acredite em você, tenha amor a Deus e a você mesmo.
Os Pretos Velhos representam a humildade, força de vontade, a resignação, a sabedoria, o amor e a caridade. Curam, ensinam, educam pessoas e espíritos sem luz. Não tem raiva ou ódio pelas humilhações,atrocidades e torturas a que foram submetidos no passado. Através de suas várias experiências, em inúmeras vidas, entendam que somente o Amor constroí e une a todos, que a matéria nos permite existir e vivenciar fator e sensações, mas que a mesma não existe por si so, nós é que a criamos para estas experiências, e que a realidade é o espírito. Com humildade, apesar de imensa sabedoria, nos auxiliam nesta busca, com conselhos e vibrações de amor incondicional.
Com a fala pausada, tranquilidade nos gestos, eles escutam a ajudam aqueles que necessitam, independentes de sua cor, idade, sexo e de religião. São extremamente pacientes com os seus filhos e, como poucos, sabem incutir-lhes os conceitos de karma e ensinar-lhes resignação.
Para muitos os Pretos Velhos são conselheiros mostrando a vida e seus caminhos; para outros, são os " Psicólogos da Umbanda", amigos, confidentes, mentores espirituais; para outros, são exorcistas que lutam com suas mirongas, banhos de ervas, pontos de fogo, pontos riscados e outros, apoiados pelos exus desfazendo trabalhos. Também combatem as forças negativas (o mal), espiritos obssessores e kiumbas. São Mestres dos elementos da natureza, a qual utilizam em seus benzimentos.
Um Preto Velho quando incorpora no médium vem de forma envergada, sob o peso dos anos de existência em vida na terra, senta-se com dificuldade das juntas enrijecidas e os músculos fatigados num pequeno bando de madeira que lembra o antigo tosco que existia nas senzalas. Sua forma de incorporação e compacta, sem dançar ou pular muito. A vibração começa com um "peso" nas costas e uma inclinação de tronco para frente, e os pés fixados no chão. Se locomovem apenas quando incorporados para as saudações necessárias (atabaques, gongar, etc...) e depois sentam e praticam sua caridade (podemos encontrar alguns que se mantém em pe).
É possível ver Pretos Velhos dançando, mais esse dançando é sutil, é apenas com movimentos dos ombros quando sentados. Essa simplicidade se expande, tanto na sua maneira de ser e de falar. Usam vocabulário simples, sem palavras rebuscadas.
A linha é um todo, com suas características gerais, ditas acima, mas diferenças ocorrem porque os Pretos Velhos são trabalhadores de orixás e trazem para sua forma de trabalho a essência da irradiação do Orixá para quem eles trabalham. Essas diferenças são evidenciadas na incorporação e também na maneira de trabalhar e especialidade deles.
Os Pretos Velhos fumam cachimbo de barro, de madeira rudimentar ou cigarro de palha. Usam a pemba que representa a escrita astral e sua força. A pemba tem o poder de abrir e fechar os trabalhos de magia branca é um giz de calcário que além de ser consagrado para ser utilizado para escrita magística, também, pode ser transformado em pó e utilizado de outras formas em preparações ou cerimônias e, purifica se lançada ao ar no ambiente. Quando um Preto Velho traça um sinal de pemba, ele está movimentando energias sutis, que na dependência da variação desses sinais, pode atrair ou dissipar determinadas correntes de energia com muita eficácia.
A influência de seu Axé se estende por todas as necessidades do dia a dia do ser humano, livrando uma criança ou adulto do olho gordo, ajudado um casal ter harmonia, ajudando alguém sobreviver em momentos de dificuldades. A sua marca principal é a misericórdia e a compreensão das mazelas humanas.
Quanto as Santas Almas, apesar de serem tidas como fé católica, passou a ser a fé de todos aqueles que erguendo os olhos para os céus, gritam por uma oportunidade ou por um socorro em seus momentos de aflições.Existem várias novenas conhecidas, ligadas as almas: a das Treze Almas, a das Nove Almas, das Almas Aflitas, das Almas Abençoadas, mas em todas o fundamento é um só: a súplica por uma interferência delas junto a Deus por terem sido encarnadas e saberem o que é ser um ser humano, com as dificuldades de sobrevivência.
Poderíamos falar horas sobre os Pretos Velhos e sobre as Almas, mas façamos uma orientação: tentamos em um momento de aflição, quando não conseguimos ver nenhuma saída, recolhermos o nosso coração com fé e orar para eles, peçamos seu socorro e tenhamos a certeza de uma ajuda imediata, de poucas horas e talvez pouquíssimos dias.
Podemos fazer uma oferenda às almas, e suas inúmeras correntes, tanto de Preto Velho, como as Santas Alma, com: flores, orações, alimento (pão principalmente), nosso primeiro cafezinho de manhã, um pouco de vinho, mas principalmente oferecer algum sacrifício moral, ou seja prometendo e fazermos um bem a alguém que muito necessite, em troca do alívio de nossa aflição.
Agrada muito aos Pretos Velhos e as Almas as devoções feitas aos necessitados, crianças desemparadas, velhinhos, pessoas que estão em sofrimento em hospitais, presídios, pelas ruas, sob os viadutos, e creia peça, seja antendido, mas, retribua.

Caracteristica Gerais
DIA DA SEMANA: Segunda-feira
DOMÍNIO: Dominam o poder da magia branca, da sabedoria, consolam os aflitos, e valorizam o sofrimento humano.
SAUDAÇÃO: Salve Preto Velho! Saravá...! Adorei as Almas!
BEBIDAS: Vinho, café preto, cachaça, cachaça com mel
FRUAS: Praticamente todas, variam de acordo com a entidade
VELAS: Cada linha em a sua, mas na dúvida sempre se acende branca
COMIDAS: Mexido de feijão (tutu), aipim com melado
ERVAS: Arruda, guiné etc...
ROUPAS: Preta e brancas: carijó (xadrez preto e branco) As Pretas Velhas às vezes usam lenços na cabeça e/ou batas; e os Pretos Velhos às vezes usam chapéu de palha às vezes usam bengalas ou cajados .Essas cores são usadas porque, sendo os Pretos Velhos almas de escravos, lembram que eles so podiam andar de branco ou xadrez preto e branco em sua maioria
OFERANDAS: Palheiro, cigarro, rosário, gostam também de terem um saquinho com tesoura, linha, agulha e pedacinhos de panos para fazerem suas mandigas, fitas brancas.
CORES DAS GUIAS: Nas cores da vibração da linha, rosários, contas de semente de dendê, de lágrima de Nossa Senhora (semente cinza com palha dentro. Essa Guia vem dos tempos dos cativeiros, porque era o material mais fácil de se encontrar na época dos escravos, cuja planta era encontrada em quase todos os lugares) e outras sementes, búzios, dentes de animais, alguns misturam favas e colocam cruzes ou figa feita de guiné ou arruda, etc.

A Mensagem dos Pretos Velhos
Certa vez, em um centro no interior de Minas, uma senhora consultando-se com um Preto Velho comentou que ficava muito triste ao ver no terreiro pessoas unicamente interessada em resolver seus problemas particulares de cunho material, usando os trabalhos de Umbanda sem pensar no próximo e, so retornavam ao terreiro, quando estavam com outros problemas

O Preto Velho deu uma baforada com seu cachimbo e respondeu tranquilamente: " Sabe filha, essas pessoas preocupadas consigo próprias, são escravas do egoísmo. Procuramos ajudá-las, resolvendo seus problemas; mas aquelas que podem ser aproveitadas, depois de algum tempo, sem que percebam, estarão vestidas de roupa branca, descalças, fazendo parte do terreiro. Muitas pessoas vem aqui buscar lã e saem tosqueadas; acabam nos ajudando nos trabalhos de caridade".

Essa é a sabedoria dos Pretos Velhos...

Os Pretos Velhos levam a força de Deus (Zambi) a todos que queiram aprender e encontrar uma fé. Sem ver a quem, sem julgar, ou colocando pecados. Mostrando que o amor a Deus, o respeito ao próximo e a si mesmo, o amor próprio, a força de vontade e encarar o ciclo da reencarnação podem aliviar os sofrimentos do karma e elevar o espírito para a luz divina. Fazendo com que as pessoas entendam e encarem seus problemas e procurem suas soluções da melhor maneira possível dentro da lei do dharma e da causa e efeito

Eles aliviam o fardo espiritual de cada pessoa fazendo com que ela se fortaleça espiritualmente. Se a pessoa se fortalece e cresce consegue carregar mais comodamente o peso de seus sofrimentos. Ao passo que se ela se entrega ao sofrimento e ao desespero enfraquece e sucumbe por terra pelo peso que carrega. Então cada um pode fazer com que seu sofrimento diminua ou aumente de acordo como encare seu destino e os acontecimentos de sua vida:


" Cada um colherá aquilo que plantou. Se tu plantastes vento colherá tempestade. Mas, se tu entenderes que com luta o sofrimento pode tornar-se alegria vereis que deveis tomar consciência do que foste teu passado aprendendo com teus erros e visando o crescimento e a felicidade do futuro. Não sejais egoísta, aquilo que te fores ensinado passai aos outros e aquilo que recebeste de graça, de graça tu darás. Porque so no amor, na caridade e na fé é que tu podeis encontrar o teu caminho interior, a luz de DEUS" (Pai Cipriano).

A todos, a benção da Almas e dos todos os Pretos Velhos e Pretas Velhas

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Boa tarde Irmãos...

EU PERDÔO
Pai, quando eu for chamado para junto de Ti, quero partir com o coração aliviado de qualquer sentimento menor que possa reter-me ao vale de lágrimas onde me encontro hoje.
Ah, Meu Deus, que nada do que já vivi e ainda vivo seja obstáculo à minha felicidade amanhã!...
Quando eu me for, quero alçar vôo como fazem as aves que planam livres por sobre as misérias humanas, e que não pousam no chão senão para buscar o alimento que as mantém fortes nas alturas!...
Quando meus olhos se cerrarem à ilusão da carne, é de minha vontade que eu me distancie do mundo com a leveza das almas experimentadas na forja das provas árduas, sem que o peso dos sentimento menores impeça meu anseio anseio de libertação!
Desejo, Pai, libertar-me, sendo fiel à Tua lei de amor e de perdão!
Eu compreendo que a Terra é a escola onde Tu nos prepara para a angelitude!...
Eu compreendo que o sofrimento é a lição que nos faz avançar para a glória ou estacionar na senda de novas e mais dolorosas provas!...
Eu compreendo que tudo é seleção: os laços, a estrada, os acontecimentos...
De minha atitudes colherei bem ou mal; com minhas decisões talharei o que serei amanhã. Alegrias infinitas ou sofrimentos sem conta nascem unicamente de meus atos, a revelia do que os outros me fazem ou deixam de fazer....
Por isso, Pai, conduz meu pensamento de tal sorte que, quando chegar minha hora, nada do que vivi possa retardar-me o passo ou prender-me outra vez ao sombrio grilhão da dor. De todos os momentos experimentados, que eu carregue comigo apenas aqueles que me proporcionaram coisas úteis e felizes. Que os infortúnios e mágoas do passado não sejam mais peso em meu coração a impedir a realização dos mais ardentes anseio de felicidade e sublimação!...
As lágrimas que me fizeram verter - eu perdôo.
As dores e as decepções - eu perdôo.
As traições e mentiras - eu perdôo.
As calúnias e as intrigas - eu perdôo.
O ódio e a perseguição - eu perdôo.
Os golpes que me feriram - eu perdôo.
Os sonhos destruídos - eu perdôo.
As esperanças mortas - eu perdôo.
O desamor e a antipatia - eu perdôo.
A indiferença e a má vontade - eu perdôo.
A desconsideração dos amados - eu perdôo.
A cólera e os maus tratos - eu perdôo.
A negligência e o esquecimento - eu perdôo.
O mundo, com todo o seu mal - eu perdôo.
A partir de hoje proponho-me a perdoar porque a felicidade real é aquele que nasce do esquecimento de todas as faltas!... No lugar da mágoa e do ressentimento, coloco a compreensão e o entendimento; no lugar da revolta, coloco a fé na Tua Sabedoria e Justiça; no lugar da dor, coloco o esquecimento de mim mesmo; no lugar do pranto coloco a certeza do riso e da esperança porvindoura; no lugar do desejo de vingança, coloco a imagem do Cordeiro imolado e o mais sublime dos perdões... Só assim, Pai, se um dia eu tiver que retornar à carne, poderei me levantar forte e determinado sobre os meus pés e não obstante todos os sofrimentos que experimentar, serei naturalmente capaz de amar acima de todo desamor, de doar mesmo que despossuído de tudo, de fazer feliz aos que me rodearem, de honrar qualquer tarefa que me concederes, de trabalhar alegremente mesmo que em meio a todos impedimentos, de estender a mão ainda que em mais completa solidão e abandono, de secar lágrimas ainda que aos prantos, de acreditar mesmo que desacreditado, e de transformar tudo em volta pela força de minha vontade, porque só o perdão rasga os véus sombrios do ressentimento e da revolta, frutos infelizes do egoísmo e do orgulho, libertando meu coração no rumo do bem e da paz, do amor verdadeiro e da felicidade eterna!
Assim seja!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Bom dia meus Irmãos,mais um dia começando.....

Fica decretado que, a partir deste instante, haverá girassóis em todas as janelas, que os girassóis terão direito a abrir-se dentro da sombra; e que as janelas devem permanecer, o dia inteiro, abertas para o verde onde cresce a esperança.

Decreta-se que nada será obrigado nem proibido, tudo será permitido, inclusive brincar com os rinocerontes e caminhar pelas tardes com uma imensa begônia na lapela.

Fica decretado que o dinheiro não poderá nunca mais comprar o sol das manhãs vindouras. Expulso do grande baú do medo, o dinheiro se transformará em uma espada fraternal para defender o direito de cantar e a festa do dia que chegou.

Fica proibido o uso da palavra liberdade, a qual será suprimida dos dicionários e do pântano enganoso das bocas. A partir deste instante a liberdade será algo vivo e transparente como um fogo ou um rio, e a sua morada será sempre o coração do homem”.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Fórum - PRETO - VELHO

No dia 13 de maio a umbanda comemora o dia dos Pretos Velhos. O que significa Preto Velho na Umbanda? e qual a sua opinião sobre ser comemorado no dia da abolição da escravatura? Você acha que todos foram pretos e escravos?

Queridos irmãos ...Vamos trabalhar?

Caros irmãos, estamos com 43 crianças carentes que se reunem na nossa casa no primeiro domingo de cada mês. Essas crianças precisam de uma "mãe" ou de um "pai" adotivo. Essa adoçao tem como objetivo prover a cada criança adotada, uma vez por mês uma peça de roupa, calçado, brinquedo, ou 1 kg de alimento não perecível. Não parece muita coisa para quem doa, mas representa muito para quem recebe. Vamos fazer um esforço, e tentar na próxima reunião, que cada criança possa receber algo para levar pra sua casa. E alem disso, estamos pedindo uma doação de um berço ou carrinho de bebe, para uma menina de 15 anos que está grávida.Obrigada por tudo!

Mãe Vera do Oxossi

Endereço para doações:

Centro: Espírita Frei Antônio de Pádua

Responsável: Vera de Oxóssi

Endereço: R Engenheiro Francisco Passos, 72 Penha

CEP: 21012222

Cidade: Rio de Janeiro

Estado: Rio de Janeiro

Pais: Brasil

DDD: 21

Telefone: 22704634

Mediunidade é...

Mediunidade é um mandato de amor...

É um agir desinteressado,
É um constante aprendizado,
É aprender com os mais despertos
E despertar os mais adormecidos.
É querer o bem, e consagrar-se ao bem.
É ser porta aberta para o plano espiritual.
É vigiar e orar sempre esta porta.
É caridade em ação.
É humildade que não humilha, mas edifica.
É uma luz serene que anima a alma da gente.
É ser o evangelho de Jesus e propagar a boa nova do Cristo.
É ser serenidade e tranqüilidade no recôndito plácido do espírito.

Mediunidade é um sacerdócio do bem...

É se melhorar acima de tudo, mas nunca se esquecer do próximo.
É trabalhar pelo Todo, em detrimento do ego.
É receber em sua casa física, amigos espirituais,
E no coração da alma, as bênçãos do Alto.
É ser remédio para os necessitados,
E curar-se das próprias mazelas internas.
É ter uma boa palavra a ser dada,
Mas acima de tudo, um exemplo vivo a ser vivido.

Mediunidade é uma constante alegria...

É um sorriso bondoso, doado de bom coração.
É uma postura alegre, que te acalma a emoção.
É como uma criança, ingênua e desprotegida.
Que deve ser velada, cuidada, querida.
É uma flor tenra e bela, frágil como uma donzela.
É uma infinitude singela...

Mediunidade é trabalho.
Mediunidade é amor.
Mediunidade é carinho.

É saber que nada se ganha com ela,
Mas o espírito se liberta com sua prática.
É saber que nada se pode esperar dela,
Mas sua fé se redobra a cada dia.
É saber que não se é privilegiado por ela,
Mas a realização chega a cada dia que passa.

Mediunidade é isso...
Difícil de explicar com palavras.
Fácil de sentir no coração...

Mediunidade é desinteresse.
Mediunidade é simplicidade.
Mediunidade é fraternidade.

É união de povos e culturas diferentes
Irmanadas na luz do espírito.
É o sorriso bondoso do negro,
Aliado a força do índio.
É a abnegação do cristão,
Com o toque doce da mãe.
É a serenidade do oriental
Misturada à alegria dos nativos.
É filosofia em ação,
De mãos dadas com a ciência.
É o canto da sereia,
Que encanta o versículo do poeta.
É a arte do pintor,
Que dança através do dançarino.


Mediunidade é universal.
Mediunidade é abrangente.
Mediunidade é um presente.

Mediunidade é agradecer a oportunidade da Vida.
É tocar os planos mais altos com a mente.
É um serviço redentor;
É uma expiação alegre;
Um trabalho fervoroso;
Que se paga com gotas de amor.

Mediunidade é o carinho do consolador,
Mas também as palavras do esclarecedor.
É uma arte humanista;
Uma ação altruísta.

É uma benção.
Uma vontade de servir.
Um diamante bruto, a ser lapidado pela alma.

Mediunidade é Cristo e seu amor.
É Deus em ação e todo seu esplendor.
É um beijo ingênuo na existência...

Um Espírito Amigo – Recebido mediunicamente por Fernando Sepe 8/11/06 3:10 A.M.

"Ser Feliz a gente aprende. Doe sangue.Seja Feliz."


HEMORIO
O HEMORIO localiza-se na Rua Frei Caneca, 8, Centro - Rio de Janeiro
Horário de funcionamento: todos os dias de semana, de 7 às 18 horas,
inclusive finais de semana e feriados.

http://www.hemorio.rj.gov.br

Mensagem do dia -enviada pela irmã Márcia Glória Alves

A cada um segundo suas obras

Há os que tatuam cruzes no braço
Mas não conseguem tatuar no coração;
Há os que colam o plástico Jesus no carro,
mas plastificam seus corações;
Há os que lêem bíblias em voz alta,
mas a bondade do coração está muda;
Há os que oram de joelhos,
mas o orgulho reina em pé em seus corações;
Há os que freqüentam templos,
mas não freqüentam a prática do amor;
Há os que louvam os anjos e santos,
mas são surdos para os seus conselhos;
Há os que professam lindas doutrinas,
mas sequer as praticam no próprio lar;
Há os que pregam a humildade,
mas não se dobram diante do irmão de outra ideologia;
Há irmãos que doam valores materiais,
mas não doam a boa ação que transportam;
No entanto,
Há irmãos que não doam nenhum bem,
mas doam a si próprios.
Há irmãos que vivem no silêncio,
mas seus corações gritam amor.
Há irmãos que são discretos em sua humildade,
mas são gigantes e fraternos;
Há irmãos sem cultura e ignorantes, mas praticam a sabedoria da caridade.
Há irmãos que nem conhecem doutrinas religiosas,
mas já são sua própria religião no dia a dia.

Há amores e paixões,
abrangência e limitações,
vontade e má fé,
humildade e orgulho...

A cada um segundo suas obras.
Não importa o que a boca fala,
mas o que o coração pratica.

(Dalton)

terça-feira, 4 de maio de 2010

Nosso momento de estudo -Enviado pela nossa irmã Fatima Britto

A dedicação do Médium de Umbanda

A umbanda apresenta como mensagem religiosa a prática da caridade pura, o amor fraternal, a paz e humildade. Ela também se propõe a produzir, pela magia, modificações existenciais que permitam a melhoria de vida do ser humano.
Através do ato da caridade e dedicação espiritual é que o médium de umbanda vai adquirindo elevação e consciência do valor de seu dom mediúnico, que na verdade foi lhe dado por Zambi para que aprimorasse aqui na terra.
As incorporações, o passes e descarregos feitos pelo médium de Umbanda são todo o conjunto de afazeres espirituais que dia a dia fazem parte da vida do médium. Portanto, o médium é patrimônio maior desta maravilhosa religião que é a Umbanda.

As Sete forças de um Médium:

1. O Amor – É o Supremo Incriador, o Poder Absoluto que gerou a natureza e todas as outras coisas. É a força eterna, fonte do tudo e do nada. O desenvolvimento.
2. A PIEDADE – É o sentimento de devoção e de dar auxilio, ajudar, compadecer do sentimento alheio. Bondade para o próximo, que causa para o médium um bem estar no ato. É a força doada pelo Criador do Céu e da Terra, exemplificada na criação do Universo astral, como segunda via de evolução para voltar às origens.
3. A HUMILDADE – É o sentimento de simplicidade nas expressões a si mesmo; submissão; conhecimento de sua razão e respeito à do outro. Pedir com devoção conhecendo o seu valor e o da fonte superior. Conhecer o seu lugar, o seu eu, a sua missão, para seguir o seu caminho com resignação.
4. A FÉ – É o sentimento da crença do crédito, do valor recebido, a confiança, a graça alcançada vinda de “cima” das forças superiores. É também, complemento da força da humildade.
5. A FIRMEZA – Esta é a força adquirida pela sabedoria. O equilíbrio de forças adquirido através da pesquisa, do interesse, na busca do conhecimentos das Leis Sagradas. Conhecendo estas Leis, terá força para saber como agir e porque agir. É saber pagar o que deve, para receber o que merece.
6. A SEGURANÇA – Forca adquirida pelo conhecimento da origem das coisas. So se sente seguro em determinado lugar quem conhece profundamente este lugar . Quando estamos numa ponte, so nos sentimos seguros quando vemos as suas estruturas, suas bases, o material de que é feita, quem a fez e com que finalidade. Conhecendo a origem da ponte, então nos sentimos seguros. E nós, o que somos? Como nos sentimos seguros de nós mesmos sem conhecer a nossa origem
7. A FORÇA – É o conhecimento dos rituais e da magia. A forçado médium depende de seus conhecimentos da mística espiritual. Estes conhecimentos são adquiridos à medida que são merecidos e dados ou autorizados pelo Pai de Coroa (guia de frente), Se o medium, conhece A Leis Sagradas, ele sabe a que caminho leva






Conselhos para os Médiuns

Instruções do Caboclo Mirim

. Abra seu corpo, esqueça a vida material e fale somente o necessário.

. Não interceda no comportamento de ninguém, por mais estranho que seja, respeitando a todos indiscriminadamente, pois, assim estará respeitando a si próprio. Não ria nem caçoe de ninguém, mantendo o silêncio absoluto e total. Não ache graça nas Entidades incorporadas, pois as mesmas comportam-se de diversas maneiras, dependendo do cavalo, isto faz parte dos trabalhos. Respeite o Iniciante incorporado, mesmo achando que o mesmo não esteja firme com o Guia, pois os mesmos estão em Evolução como todos nós e fazem parte importante nos nossos trabalhos.

. Evite o contato físico com os outros, não ponha a mão na cabeça de ninguém, pois você desconhece o que as pessoas trazem consigo mesmo de bom ou de ruim. Somente os médiuns Juramentados podem fazer isto, assim assumindo esta responsabilidade.

Trabalhamos com Amor ...