sexta-feira, 23 de julho de 2010

Andar com Fé



Andar com Fé
É saber que cada dia é um recomeço, e ter certeza que os milagres acontecem e que os sonhos podem realizar.
Andar com Fé é saber que temos asas invisíveis, é fazer pedidos a estrelas cadentes e abrir as mãos para o céu.
Andar com Fé é olhar sem temores portas do desconhecido, ter a inocência dos olhos da criança, a lealdade do cão, a beleza da mão estendida para dar e receber.
Andar com Fé é usar a força e a coragem que habitam dentro de nós quando tudo parece acabado.
Andar com Fé é saber que temos tudo a nosso favor, é compartilhar as benção multiplicadas, é saber que sempre seremos surpreendidos com presente do Universo, é a certeza de que o melhor sempre acontece e que tudo aquilo que almejamos está totalmente ao nosso alcence.
Basta so andar com Fé !!!!!!
(Silvia Schmidt)

Prece a Nanã



Prece a Nanã
Saluba Nanã!
Mãe laboriosa que banha a terra.
Fecundando o solo que nos dá o sustendo de cada dia.
Lava nossos olhos para que possamos enxergar a grandeza do teu trabalho regenenador em prol da humanidade.
Que a nossa face e nossa mente possam estar voltada para a tua contemplação.
Que nosso corpo se curve reverente, que nossa alma se ponha a teus pés, Divina Senhora.
Permite que nosso coração seja lavado pelas águas benditas que emanam do teu sagrado reino.
Mãe de todas as forças na natureza, do Templo do grande Pai.
Tu és a senhora do presente, do passado e do futuro porque és a mais velha, a soberana de todos os Orixás.
Ergue em nós as forças combalidas pela vicissitudes e pelas própria descrenças na vida.
Dá-nos compreensão, docilidade e amor para atingirmos e bem da tua Graça.
Saluba Nanã

Nanã




Nanã Buruquê
O Orixá Nanã sincretiza com Nossa Senhora de Sant’Ana, avó de Jesus, por ser caracterizada como uma Iabá anciã, já que é a força da natureza feminina mais antiga na criação divina. Para alguns, Nanã é a Senhora dos Mistérios, pois Nanã teve participação ativa na criação do mundo.
Tanto é assim, que se louva Nanã no ponto como: “ Se minha Mãe e Saluba... O Orixá mais velho do céu...”
O Orixá Nanã é primordial, é a energia que dá origem ao mundo, é a energia que é Criadora, é representativa da junção do elemento Terra e Água, que gera o elemento primordial de onde surgiu toda a vida no Planeta Terra. Da lama, do barro, surgiu a primeira manifestação de vida no planeta. Dessa energia que surge toda a vida e é para essa energia que volta toda a vida quando finda a encarnação.
Nanã Buruquê é o Orixá feminino do fundo das águas de lago ou mar, do lodo e da lama, e da velhice. É o mais velho orixá feminino; mãe de todos os orixás, para alguns, ou apenas de Obaluaiê e Oxumaré. Em alguns mitos, é esposa de Oxalá e esta ligada a criação do mundo. Nanã sintetiza em si morte, fecundidade e riqueza.
Nanã é quem participa na formação da vida, é o princípio, o meio e o fim da criação, tem o poder de dar vida e forma aos seres humanos. É ela que manipula o elemento água e terá formadores da vida na Terra. Tanto é assim que seu elemento natural é a lama dos pântanos, as águas paradas da natureza.
Regula tanto o nascimento quanto a morte do ser encarnado. Nanã responde, juntamente com Obaluaiê pelo equilíbrio energético da matéria e do espírito. A energia regida por Nanã é muito utilizada nos problemas espirituais, desmanchando miasmas e obsessões, bem como se deve invocá-la nos processos cirúrgicos.
É o Orixá que tem forte ligação com os “eguns” (espíritos dos mortos), já que é associada com a criação e a morte dos seres vivos. Somente através da morte do corpo poderemos voltar a nascer, ter outra vida, uma nova encarnação, um novo destino, e nesse processo a energia responsável por essa transformação continua é a que vem através de Nanã.
No processo de encarnação do espírito, Nanã atua junto com a energia de Obaluaiê na preparação e adormecimento do espírito que irá ocupar novamente uma matéria. Obaluaiê é responsável pelo processo energético de redução do perispírito à forma do feto, enquanto Nanã responde pelo adormecimento emocional do espírito, decantando as emoções desse espírito para uma nova experiência na matéria, fazendo com que esse espírito reencarnante não tenha lembranças de nada que vivenciou anteriormente.
Portanto, um dos campos de atuação de Nanã é a “memória” dos seres, por isso é o Orixá que rege a velhice, a senilidade, por estar associada a época de nossas vidas em que já começamos a não ter lembranças de tudo que nos acontece. E, se Oxossi aguça o raciocínio, ela adormece os conhecimentos do espírito para que eles não interfiram com o destino traçado para toda uma encarnação.
. Cor: Roxa ou Lilás
. Fio de contas: contas, firmas lilás
. Ervas: Manjerição Roxo, colônia, Ipê Roxo, Canela de Velho, Manacá, Erva de passarinho, etc
. Símbolo: Chuva
. Ponto da natureza: Lagos, águas profundas, lama, cemitérios, pântano
. Flores: todas as flores roxas
. Dia da semana: Sábado (Em algumas casas: Segunda)
. Elemento: Água
. Saudação: Saluba Nanã
. Bebida: Água mineral (sem gás)
. Data comemorativa: 26 de julho
. Sincretismo: Nossa Senhora Sant’Ana
Salve Nanã, Saluba Nanã, que a vossa força possa revitalizar nossas vidas, que vossa Luz conduza nossos destinos e que seus guardiões esteja sempre à nossa frente nos defendendo de quem nos deseje mal. Saluba Nanã