sexta-feira, 20 de agosto de 2010
Conhecendo os elementos utilizdos na prática dos Terreiros de Umbanda
Defumação: - Ato e purificar o ser, o objetivo e o ambiente, através da fumaça. É o ato de expulsar o negativo, através de aromas, ou seja, das essências (ervas: alecrim, benjoim, incenso e outras), de acordo com a necessidade da utilização.
A defumação é uma prática antiquíssima de todas as religões e de todos os povos.
A defumação tem sempre caráter explusatório de espiritos. O emprego sistemático da fumaça deve ser reminiscência indígena, entre todas as tribos da raça Tupi, o Tabaco é considerado como planta sagrada.
O segredo e a utilização desses elementos por parte de nossoas entidades, do uso do cachimbo, do charuto e do cigarro nos trabalhos, defumando e não como vício, como soprar a fumaça, são variados, dependendo do caso em questão.
Atuação do Defumador:
1º - A essência do defumador, desfazendo-se no ambiente, isto é, misturando-se com o éter atmosférico, vai ser sentido pelos espíritos;
2º - Seu aroma desperta alguns centros nervosos dos médiuns, fazendo esses centros vobrarem de acordo com as irradiações fluídas da Entidade.
Fogo - Utilizdo para acender defumadores, charutos, cachimbo, cigarro e pólvora, bem como para conzinhar as comidas oferecidas àsEntidades. Associados nos ritos demagia e religião como afastador de espíritos ruins e dos males.
O fogo da pólvora (tuia) produz o estouro e a fumaça para que expluse a negatividade, rompendo o campo magnético.
Vela - Vieram para a Umbanda por influência do Catolicismo.
Iluminadas, são ponto de convergência para que o umbandista fixe sua atenção e possa assim fazer sua rogação ou agradecimento ao espírito ou Orixá a quem dedicou. Ao iluminá-las, homenageia-se, reforçando uma energia que liga, de certa forma, o corpo ao espírito.
Água - Sua utilidade é variada. Serve para os banhos de amacis, para cozinhar, para lavar as guias, para descarregar os maus fluídos, para o batismo. Dependendo de sua procedência (mares, rios, chuvas e poços), terá um emprego diferente nas obrigações.
A água poderá concentrar uma vibração positiva ou negativa, dependendo do seu emprego.
Ponto Riscado: Se não houvesse o segredo, para queentão o ponto riscado? Cada ponto, seja de Caboclo, do Preto Velho ou do Exú, tem uma interpretação, podendo identificar aquele que o risca, podendo caracterizar a natureza do trabalho.
Concentração: É ter a mente fixada sobre um objetivo.
Meditação: É uma corrente contínua de pensamentos a respeito desses objetivos.
Bater Cabeça: O médium da Casa, em respeito às firmezas dos Orixás, deita-se de barriga para baixo em frente a ele (Gongar) a fim de pedir proteção.
Gongá: Altar dos Orixás, onde ficam os símbolos, otá, comida dos mesmos, imagens, etc...
Sineta Litúrgica ou Adeja: É um instrumento chegada de entidades. Deve ser utilizada e consagrada em momentos apropriados somente por pessoas capacitadas para tal, devendo ser guardado no Gongá.
Preceito: Normas, proibições e recomendações relativas ao culto.
Bebida: Na Umbanda, bebem os médiuns irmanados com seus Guias espirituais, na certeza de que confraternizam brindando com seus coetés (cuias), invocando os poderes do Deus Onipotente na sua Corte Celestial com os Ministros (Orixás).
Penacho e Cocares: Os guias não precisam deles para demonstrar sua condição de representantes de Orixá, entretanto, para melhor tomarem conto com a Terra, uma vez que sentem saudades, muitas vezes, da sua permanência neste Planeta, como antes encarnados que o foram, bem como, para dar cunho de materialidade nos seus trabalhos.
Charutos, Cachimbos e Cigarros: O segredo e a utilização, deses elementos por parte denossa entidade, o modo como a fumaça é dirigida (magia) tem o seu eró (segredo) enõ é como muitos utilizam, para alimentar a vaidade, o vício e a ignorância.
Pemba: A força esotérica da Escrita Astral, na Umbanda é feita pela Pemba (giz oval - forma cônica), que tem o poder de abrir e fechar trabalhos de magia, e de purificar, quando em forma de pó é lançada ao ar no ambiente em que se utiliza.
Prece: É uma evocação por meio da qual colocamos nossos pensamentos em relação ao ente e Entidade a que nos dirigimos.Pode ser pensada ou mentalizada, falada ou cantada.
Obrigação: É um dever, um compromisso com as Entidades. Implica na presença do Sacerdote, que com sua força espiritual, com o conhecimento do ritual e do material a ser aplicado na obrigação, estelece o elo, o canal entre o filho e as forças espirituais.
Oferenda: É um ato livre que qualquer poessoa pode fazer, desde que tenha conhecimento do que poderá oferecer à Entidade.
Corimbas: São cânticos invocando as Entidades, marcando o início de sua incorporação ou desincorporação, para criar formas mégicas para determinados trabalhos, para abrir e fechar sessões no Terreiro, para pedir forças espirituais, para afastar espíritos maus, para pedir maleme (perdão) e outras diversas finalidades.
Paó (3 palmas lentas) - Utilizado para pedir permissão para entrar, saudar e licança.
Bater com as pontas dos dedos no chão: Da mão esquerda: Saudando os caminhos de Exú: da mão direita: Saudando, homenageando e pedindo licença ao local.
Guias (fios de contas) è um colar ritual de miçangas, conta de cristal, de louça de acordo com a Entidade, quedesigna também a cor de sua preferência. Podem ter pequenos objetos presos a eles
Vestimenta:
Roupa Branca (Roupa de Santo) É a vestiment para a qual devemos dispensar muito carinho e cuidado, idênticos ao que temos para com nossos Orixás e Guias. As roupas decem ser conservadas limpas, bem cuidada, assim como as guias (fios de contas), não se admitindo que um médium, após seus trbalhos, deixe suas roupas e guias no Terreiro, esquecidas. Quando a roupa fica velha, estragada, jamais o médium deverá dar ou jogar fora. Ela deverá ser despachada no mar, jutamente com uma pequena oferanda para o Orixá ou Entidade a que pertencer. Fica claro que é obrigatório seu despacho, pois trata-se de uminstrumento do médium.
Toalha Branca (Pano da Costa): Trata-se de um pano branco em formato de toalha (retangular), podendo ser contornado ou não com renda, fino ou grosso. No caso dos homens, é pendurado do lado esquerdo, no ombro ou na cintura e no caso das mulheres, por cmados ombros ou na cintura, do lado direito. É utilizado para o médium bater cabeça.
Trabalhar descalço: O médium, sempre que possível, deve trabalhar descalço por uma questão de humildade e para facilitar a incorporação, bem como para haver melhor descarga dos fluídos nocivos, diretamente para a terra, Estando o médium calçado, estará isolado da terra, o que dificultará a eliminação dos fluídos novicos (negativos), assimilados ao se transpor as encruzilhadas, cemitérios, hospitais, etc..., quando da vinda para o terreiro.
Banhos de descarga: São coisas sérias, requerendo atenção de quem os toma, bem como de quem os administra. É uma banho de flores, ervas ou essência. Cada um deles traz o seu magnetismo e a pessoa vai absorvê-lo de modo queao tomá-lo, elimina toda a influência megativa agregada a sua vibração humana (corpo etérico). As ervas, de preferência, devem ser escolhida por pessoas capacitadas para tal, em hora e condições exigidas, entretanto, podem ser usadas também as adquiridas no comércio (frescas), desde que quem vá usá-la, as conheça. As essências també, devem ser utilizadas com cuidado, pois contem muita vibração, somente administradas por pessoas capacitadas.
Preparo: O melhor modopelo qual obtemos uma maior imantação, seja ele com flores, ervas ou essências, é atravésdo calor, da evaporação, isto no ritual de Umbanda. Colocamos numa panela a água e a deixamos ferver. Quando estiver fervendo, apagamos o fogo, então, colocamos as pétalas das flores, ervas ou essência, abafando e deixando em fusão para o devido cozimento por evaporação. No caso das flores e ervas, após o cozimento, coamos o mesmo num pano branco e guardamos os resíduos para serem despachados oportunamente.
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