quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Obaluaiê - Omulu


Obaluaiê/Omulu
É o Orixa da cura,da transmutação e da evolção.
Quando se fala em Orixá Obaluaiê e Omolu, algumas dúvidas surgem, e uma delas é: Obaluaiê e Omulu são os mesmos? A explicação é simples: quando os negros vieram da Áfica para o Brasil, como esvravos, trouxeram centenas de Orixás, com esse grande número de Divindades percebe-se que alguns atuam no mesmo elemento e com a mesma qualidade, portanto começaram a ser cultuados unidos como se fossem um só, como exemplo encontamos Oxalá e Obatalá, Oxossi e Ossain, e muitos outros, fato que também aconteceu com Obaluaiê e Omulu. Portanto, encontramos alguns terreiros onde esses dois orixás são cultuados como sendo o mesmo, mas em outros, são cultuados como sendo Orixás diferentes.
Este Orixá tem muita força e se desbobra em duas vibrações o Obaluaiê (Velho), chamado de Omulu que representa o sábio, o feiticeiro, guardião, no qual seu elemento é a Terra seca e seu habitat é tudo que está abaixo da terra do cemitério e oObaluaiê (Novo) que representa o guerreiro, o caçador, o lutador, cujo seu elemento é a Terra úmida e sua vibração está em tudo que está acima da terra do cemitério. Apessar de falarmos em cemitério isso não quer dizer que esse Orixá seja a morte, Ele "simplesmente" é o Orixá da terra, onde também é chamado de " Rei da Terra". A Terra é elemento vital para a vida humana de onde se tira a subsistência, é através dela também que se transforma tudo de rim em elemento fértil, portanto a qualidade TRANSMUTADORA e a essência EVOLUCIONISTA pertencem aos atributos de Obaluaiê, além de ser o Orixá da cura, onde a ele é cretidado o nome de " médico dos Pobres".
Obaluaiê é o Orixá que atua na Evolução e seu campo preferencial é aquele que sinaliza as passagens de um nível vibratório ou estágio de evolução para outro. É a Ele que clamamos quando nos sentimos estagnados ou em sofrimento (na dor física, mental, emocional ou espiritual). É a Ele que pedimos ajuda para evoluirmos em espírito ou para sairmos de um nível de entendimento para a sabedoria espiritual.
Muitos associam o divino Obaluaiê apenas com o Orixá curador, que ele realmente é, pois cura mesmo, mas Obaluaiê é muito mais do que já descreveram Ele é o "Senhor da Passagens" de um plano para outro, de uma dimensão para outra, e mesmo do espírito para carne e vice-versa. Portanto, Obaluaiê (Omulu) não é Orixá da doença e nem é a peste, pois é Ele quem nos cura dos males, é ele que nos ajuda na Evolução, na Tansformação e nas Passagens, sendo assim, devemos respeitá-lo, amá-lo e venerá-lo como realmente deve ser.

Data festiva: 16 de agosto e 17 de dezembro
Sincretismo: São Lázaro e São Roque
Saudação: Atotô meu Pai
Atotô Ajubero, quer dizer : Silêncio, escutai, hora da devoção

Nenhum comentário:

Postar um comentário