segunda-feira, 31 de maio de 2010



Conceito & Finalidade
O Prêmio Camélia da Liberdade acontece desde 2005. É promovido pelo CEAP - Centro de Articulação de Populações Marginalizadas - com patrocínio da Petrobras. O objetivo é reconhecer iniciativas baseadas nas Ações Afirmativas*, destinadas a inclusão social de negros e afrodescendentes. Selecionamos universidades, empresas, personalidades e veículos de comunicação que promovam as Ações Afirmativas como contribuição para a superação das desigualdades raciais, étnicas e sociais nos campos do trabalho, da educação, do desenvolvimento econômico e geração de renda, do desenvolvimento cultural, dentre outros. Desta forma, buscamos fortalecer também os princípios democráticos que regem a nação brasileira.

No primeiro momento, o Prêmio Camélia da Liberdade nasceu com a expectativa de reconhecer instituições de ensino que aumentam o acesso de negros e negras à Educação, através do sistema de cotas, e que valorizam o ensino da Cultura Afrobrasileira. O crescimento do Prêmio, com a inserção de novas categorias, como as de Imprensa e Empresas, é fruto da necessidade de garantir visibilidade a outros setores da sociedade que investem ou se percebem como promotores das Ações Afirmativas.

*Ações Afirmativas – Nascem na década de 1960, nos Estados Unidos da América, como forma de promoção da igualdade entre negros e brancos. São medidas especiais e temporárias, tomadas ou determinadas pelo Estado e/ou instituições públicas e privadas, espontânea ou compulsoriamente, com objetivo de eliminar desigualdades historicamente acumuladas. As ações visam garantir a igualdade de oportunidades e tratamento, bem como de compensar perdas provocadas pela discriminação e marginalização, decorrentes de motivos raciais, étnicos, religiosos, de gênero e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário